Relatório intercalar do 2ºPeríodo

Escola Secundária João de Deus
Ano lectivo 2010/2011

Relatório intercalar
2º Período

Área de Projecto



“Faro Creativa”




Introdução

A elaboração de um relatório intercalar do 2º Período surge a pedido da professora coordenadora da disciplina de área de Projecto, Paula Pereira, como um documento que nos irá ajudar não só a ter consciência do trabalho realizado até ao momento (onde errámos, o que podemos melhorar, o que conseguimos atingir, etc) mas também daquilo que anda nos falta cumprir, permitindo, assim, o planeamento mais seguro dos próximos passos.

Uma vez que o tema do nosso projecto “Faro Creativa” está relacionado com a melhoria da qualidade de vida na cidade de faro, temos como principais objectivos, a sensibilização dos alunos da escola secundária João de Deus e a população farense para a importância da existência de espaços verdes, intervir na cidade com o intuito de melhorar os já existentes e criar uma rota do mini-bus que possa servir a população que frequenta a zona da escola secundária João de Deus.

De um modo geral, o grupo tentou cumprir todas as tarefas estipuladas para o período em questão, aproximando-se da conclusão do projecto e do diagnóstico/estratégias que iremos utilizar futuramente na realização das tarefas.


Resumo do Projecto desenvolvido

Este 2º Período, o nome do nosso projecto sofreu uma pequena alteração, passando de “Faro Creativo” para “Faro Creativa” devido a um desacordo lexical.

No dia 5 de Janeiro, o grupo teve uma reunião com alguns elementos da Câmara Municipal de Faro, entre os quais a arquitecta paisagística Fausta. Reunião esta que tinha como principal objectivo a apresentação do projecto. Foram trocadas algumas impressões, inclusive sobre um dos nossos produtos finais que seria a criação de uma horta comunitária, do qual fomos informados que seria quase impossível a sua criação uma vez que não existem espaços disponíveis para tal na cidade. Para além do mais a Câmara já está a desenvolver um projecto nesse sentido com o qual não podemos contar pois não há prazos estipulados. Deste modo falamos com a professora coordenadora para verificar se na nova planta da escola haveria espaço para criar uma horta comunitária, no entanto ainda não obtivemos resposta por parte da Parque Escolar.

Ao longo destes dois meses dirigimo-nos ao Jardim da Alameda para realizar uma reportagem fotográfica a fim de registar as melhorias de alguns aspectos mencionados na reunião de 5 de Janeiro, como é o caso do parque Geriátrico, que antes da reunião se encontrava bastante danificado e após esta sofreu bastantes melhorias.

Os nossos meios de divulgação do projecto, blog e facebook, evoluíram bastante, tendo o primeiro chegado a 3 visitas diárias, o que demonstra a preocupação das população relativamente à qualidade de vida e espaços verdes na cidade, demonstrando alguma consciência cívica em relação ao bem estar comum. Porém, achamos que o blog tem um senão: para comentar as nossas publicações é necessário fazer uma conta e há muitas pessoas que não a têm, o que nos impede de ter uma repercussão exacta daquilo que as pessoas acham ou querem ver melhorado na nossa cidade.

Relativamente à palestra que constitui um dos nossos produtos intermédios, contactámos o Arquitecto Paisagístico José Brito para vir a nossa escola abordar a importância dos espaços verdes na cidade, não tendo adquirido, ainda qualquer resposta, motivo pelo qual ainda não temos uma data concreta.

Temos ainda previsto a elaboração de cartazes e panfletos para uma melhor divulgação do nosso projecto.

A inserção do nosso projecto no concurso “Faro Cidade Criativa” levou a que fossem necessárias algumas alterações no nosso guião inicial.

Durante o resto do 2º Período e durante o 3º Período pretendemos finalizar o nosso projecto no âmbito do concurso em que estamos inseridos e realizar/apresentar todos os produtos intermédios e finais propostos.

Fundamentos de Pesquisa

Com as cidades cada vez mais populosas e uma sociedade cada vez mais consumista, os espaços verdes urbanos vão sendo esquecidos e ameaçados em prol de outras actividades mais lucrativas. A nossa cidade, Faro, não é excepção.

Para além da melhoria estética das cidades, os espaços verdes urbanos ou a arborização das vias públicas acarretam inúmeras vantagens, como por exemplo:
- Estabilização e melhoria microclimática (com as sombras e o vento que proporcionam);
- Redução da poluição atmosférica;
- Diminuição da poluição sonora;
- Acção sobre a saúde humana;
- Benefícios sociais, económicos.

Também dentro da vertente ambiental, pode-se citar a absorção da radiação ultravioleta, dióxido de carbono e a redução do impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial, assim como promoção da natureza dentro das cidades, uma vez que as árvores são um abrigo para pássaros e outros animais.

Assim sendo, como cidadãos farenses, achámos por bem criar um projecto que tivesse como objectivo criar um novo espaço verde na cidade e melhorar os já existentes uma vez que estes se encontram degradados e em mau estado de conservação.

Metodologia

Para a evolução do projecto é necessário o estabelecimento de metas e objectivos a atingir. Para os alcançar foi necessário então adoptar determinados métodos de trabalho.

Para discutir, ver a viabilidade das nossas actividades e tentar pôr em prática as nossas ideias optamos por convocar reuniões com técnicos especializados nas áreas em questão, incluindo técnicos da Câmara Municipal de Faro, que nos esclareceram sobre vários aspectos.

Ainda para obter informações necessárias não só para o projecto mas também como modo de preparação para as reuniões supra referidas recorremos, essencialmente, a diversos sites da Internet.

Para além do mais, á de extrema importancia estarmos informados relativamente à adesão da população à nossa temática e o grau de informação relacionada com o nosso tema que a população possui, para tal, utilizamos como meio de informação os gráficos estatísticos das visitas que os nossos sites de divulgação do projecto possuem e dos inqueridos (embora estes ainda não tenham sido realizados).

Produtos intermédios e finais

Para alcançar todos os nossos objectivos, o projecto necessita apresentar diversos produtos podendo eles ser divididos em produtos intermédios e produtos finais.

Os produtos intermédios previstos são:
·         Cartazes;
·         Panfletos;
·         Gráficos estatísticos sobre os resultados obtidos em inquéritos;
·         Palestra com um arquitecto paisagístico;
·         Proposta de alteração/criação de um novo circuito de mini-bus.
Os nossos produtos finais consistem:
·         Uma horta comunitária,
·         Uma proposta para a criação de um novo espaço verde;
·         Uma vídeo reportagem demonstrativa do trabalho desenvolvido.


Formas de divulgação

Visto que a Internet é o meio de comunicação mais utilizado em todo o mundo, achamos necessária a criação de sites que divulgassem o nosso projecto através desta rede. Deste modo começamos por criar um blog (http://farocreativo-umatentativademudanafaro.blogspot.com/) e,  mais tarde, visto que o facebook é actualmente utilizado por milhares de pessoas, achámos igualmente de grande importância a criação de uma página nesta rede social (http://pt-pt.facebook.com/pages/Uma-tentativa-de-mudan%C3%A7a-em-Faro/143449375702193 ).

Para além destas páginas na Internet estamos a proceder à criação de cartazes e panfletos que irão dar a conhecer à escola não só o nosso projecto e os seus objectivos como também alertar a comunidade escolar relativamente à importância dos espaços verdes urbanos.

Reflexão Crítica

Durante este período o grupo sofreu alguns desentendimentos, o que terá afectado de algum modo o desenvolvimento do trabalho.

No início o grupo estava um bocadinho adormecido mas com o tempo e as exigências por parte de projecto “Faro Cidade Criativa” o grupo, no geral, começou a empenhar-se mais.

Concluindo, foi um período de mudanças, no qual sentimos algumas dificuldades em realizar o nosso trabalho, no entanto, conseguimos trabalhar de modo consistente, chegando a algumas conclusões no que diz respeito a locais por onde actuar e actividades a realizar.

Recomendações/Sugestões

Como é notório não só nas aulas mas também em todas as outras actividades relacionadas com o projecto, nem todos os elementos do grupo demonstram empenho e interesse e este facto acaba por prejudicar o trabalho do grupo, como tal é de extrema importância que todos os elementos comecem a trabalhar de igual modo.

Bibliografia