No início do novo milénio cerca de 45% da população mundial vivia nas cidades, um fenómeno de notável tendência crescente que exige a tomada urgente de medidas que promovam o desenvolvimento sustentado das cidades. Neste contexto, os espaços verdes urbanos, muitas vazes ameaçados, em favor de áreas de património construído, desempenham um papel extremamente importante na qualidade de vida do meio urbano.
Os espaços verdes, além de adornar qualquer cidade, possuem uma elevado valor ecológico devido sobretudo ao seu contributo para a purificação do ar, para a diminuição da poluição sonora e diminuição do impacto das chuvas.
A vegetação tem uma função importante para a protecção dos solos contra a erosão pela água e pelo vento. Ela melhora a estética da paisagem urbana, criando uma modificação de textura, um contraste de cores e de forma em relação às construções. A vegetação, no meio urbano e periurbano, ajuda a definir e a separar os espaços exteriores. Nas zonas residenciais ou áreas verdes públicas, a vegetação assegura a característica privada de certos espaços.
Achei o teu blog muito fofinho!!! Vou seguir, segue o meu tambem se gostares: conceicaoccs.blogspot.com
ResponderExcluirBjs <3